SumAll?

Esta semana apresento uma publicação um pouco diferente, apresento-vos o SumAll, uma das duzentas e cinquenta ferramentas que o #PRstack faz questão de nos mostrar e explicar.

SumAll _ App-page-001

#PRstack?

“In each chapter there’s an explanation of a tool, what it does and how you use it in practice. Contributors share practical advice on different areas of public relations workflow including planning, content, engagement, and monitoring and measurement” – Stephen Waddington, about #PRstack

SumAll, what?

É uma ferramenta que nos oferece uma visão geral da nossa presença nas mais diversas plataformas de Social Media.  SumAll “olha” para os nossos posts, likes que fazemos, fotografias que partilhamos e para todas as outras possibilidades que as social media nos oferecem e retira dai informação útil. A partir do que recolhe diz-nos que publicações foram mais vistas, quais tiveram mais interesse para quem vê a página, que publicações foram menos vistas, entre outras coisas do mesmo nível.

“SumAll gives you the power to understand your audience and make better decisions.” – #PRstack

Para quem?

O SumAll proporciona, tanto a nível pessoal como organizacional, uma visão generalizada do que os nossos “seguidores” (no caso do twitter, instagram ou tumblr, por exemplo) ou “amigos” (no facebook), que temos nas nossas páginas de social media, gostam e não gostam de ver nas nossas páginas. O que é que é mais interessante ou útil.

Esta ferramenta pode ser extremamente útil para as organizações perceberem como melhorar o seu comportamento online de modo a cativar e a interessar mais pessoas a “seguirem” a sua página. No entanto, já não está disponível gratuitamente o que a torna menos “apetecível” para alguém que tenha apenas curiosidade em saber a popularidade dos seus posts.

Como?

O SumAll analisa cada publicação individualmente.

Pegando no exemplo prático do Twitter, em cada publicação, esta ferramenta, teria em conta o número de likes, re-tweets e comentários para compreender qual o interesse dos conteúdos partilhados para os “seguidores” da página, que conteúdos passaram despercebidos, que conteúdos receberam mais comentários positivos.

Onde?

SumAll não está presente apenas para o Twitter. Está também disponível para o instagram, facebook, youtube, foursquare, Google Analytics, entre outros.

Porquê/Vantagens?

SumAll permite-nos, através da informação que recolhe, redirecionar o caminho delineado para a nossa página para um caminho com mais utilidade e interesse para os “seguidores”. Assim, permite a cada organização ou indivíduo ver as suas páginas de outro modo. De modo a perceberem se as publicações mais “populares” estão a atingir o público alvo ou apenas público da página, identificar se os objetivos traçados para a página estão a ser cumpridos. Acima de tudo, porquê usar SumAll? Porque nos proporciona a possibilidade de criar uma estratégia mais eficiente para chegar ao nosso objetivo, ou ajustar a estratégia existente.

O SumAll garante uma vantagem enorme para as Relações Publicas.

  • Permite perceber as fraquezas e as forças que dada organização revela na página e as fraquezas e as forças da página em si.
  • Diminui, significativamente, o número de horas de “scroll-down” pelas páginas das diversas plataformas de Social Media;
  • Torna mais evidente o caminho a tomar, o público mais comum, os interesses e gostos tanto do público geral como do público alvo;
  • Apresenta inúmeras outros dados que podem ajudar a melhorar e a fazer cada página servir o seu propósito.
  • Permite associar contas de social media e atualizar (associando contas novas) sempre que se quer
  • Programa posts
  • Sabe a que  horas do dia há mais visualizações, quais hashtags mais utilizados, qual tamanho ideal e conteúdo por post
  • Envia mensal ou semanalmente para o mail, documentos com os dados estatísticos do que foi analisado.

“So to sum up, Sum All is perfect for tracking your social media activity, giving you an insight into what content to post and when, and will compare various datasets. For public relations? It’s an easy to use tool for easy to understand analytics” – #PRstack

Desvantagens?

  • SumAll já não tem nenhuma funcionalidade gratuita;
  • Não é uma ferramenta de “one-time-purchase”, tem uma mensalidade;
  • Demora algumas horas a aceder a toda a informação disponível na plataforma.

 

Para facilitar, a equipa do SumAll tem um canal no youtube:SumAll, onde publica “SumAll Tutorials” nos quais explica as funcionalidades da ferramenta e partilha dicas de utilização.

“Introducing SumAll: Social Media Data + Analytics” explica como funciona o SumAll.

Advertisements